Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

INFORMAÇÕES SOBRE PECÚLIO E SUPERÁVIT DOS PLANOS ADMINISTRADOS PELA SISTEL – Reunião do Conselho Deliberativo da SISTEL realizada em 31 de agosto de 2023

PECÚLIO - PLANOS PBS-A, PBS CPqD e PBS SISTEL

Diante da ansiedade dos assistidos dos planos que estão com o processo de antecipação do PECÚLIO na Previc, os conselheiros deliberativos eleitos, (Eduardo Bernal, Italo e Flordeliz) agendaram uma reunião naquele órgão em 30/08/2023, diretamente com o técnico responsável deste processo a fim de conhecer os motivos da demora desta análise.

Tivemos um diálogo bastante aberto e, sentimos a compreensão e receptividade do analista, específico deste processo, naquela autarquia, no sentido de agilizar a finalização da sua análise. Sua alegação foi que os pontos divergentes com a Sistel já haviam sido solucionados.  

Na oportunidade, confirmamos o recebimento do despacho da Sistel no que se refere ao atendimento às exigências no processo do Pecúlio. Bem como, tomamos conhecimento da sua data de registro na PREVIC ocorrida neste mesmo dia, ou seja, 30/08/2023.  

SUPERÁVIT

1 - PBS – TELEBRÁS

Os superávits referentes aos exercícios de 2012 e 2015, pendentes na PREVIC aguardando a aprovação da SEST (Secretaria de Coordenação das Estatais).

2 - TELEBRÁS - PREV

As exigências dos superávits referentes aos anos de 2012,2014 e 2015 postuladas pela PREVIC foram atendidas pela Sistel e deliberadas pelo Conselho nesta REDEL ocorrida no dia 31/08/2023

A Sistel está providenciando as adequações no Regulamento do Plano e, será reenviado à PREVIC para continuidade de sua análise. Posteriormente dependendo da aprovação da SEST (Secretaria de Coordenação das Estatais).

Conselheiros eleitos – Eduardo Bernal, Italo, Nominando e Flordeliz

07 de setembro de 2023. 

32 comentários em “INFORMAÇÕES SOBRE PECÚLIO E SUPERÁVIT DOS PLANOS ADMINISTRADOS PELA SISTEL – Reunião do Conselho Deliberativo da SISTEL realizada em 31 de agosto de 2023”

  1. Sandra Regina de Andrade

    Boa noite, quanta demora.. tudo que beneficia o aposentado tem mil análises .. quem dera este rigor todo fosse também nas contas do governo !!

  2. Alessandro Alves

    Prefiro receber o Pecúlio adiantado e em vida, além dos superavit, o quanto antes, dado ao desgoverno que se instalou neste país e que desinteressadamente, por falta de ações sociais, torna nossas vidas mais caras a cada mês.

  3. Parabéns pela iniciativa de reunir com Previc, esta análise já virou novela, não dá mais para inventarem tantas exigências, a Sistel não posiciona.
    Que Deus ajude a desenrolar a liberação do pecúlio.

    1. Aparecida da Silva bom

      Também tenho interesse mas gostaria de saber quais são nosso direito de receber o pecúlio ainda vivo ….qto aos superávit pq tanta reunião por tão pouco ?? Que tal agilizar ??? É direito nosso ou não??????

  4. Minoru oda

    Muito obrigado pela atualização das notícias quanto ao pecúlio, que me interessa..e quanto ao distribuição de superavits do PBS-A?

  5. Giovanilda (Vani) Madrigrano

    A grande maioria dos aposentados da ASTEL-SP, são idosos e, alguns, com dificuldades financeiras por conta de saúde debilitada. Se realmente for aprovada a antecipação de parte do pecúlio, vai ajudar muitos aposentados que estão em dificuldade até para comprar medicamentos para continuidade de seus tratamentos.
    Italo, aqui deixo meu agradecimento a você por ser incansável na busca de melhorias para os aposentados de São Paulo. Que Deus o abençoe sempre!! 🙏🙏

  6. Ceniodi@yao em enquanto não sai superavit fica só a esperança de dar tempo será vou está por aqui ainda

  7. jose carlos calandrelli

    Caros amigos da Sistel e Astel, parabens pela determinação em tratar dos interesses dos assistidos,; na qualidade de Phd em economia , perito judicial, contador e atuário posso afirmar com segurança que a liberação do superavit bem como do peculio irão aumentar a entrada de recursos no mercado e aumentar oPIB em o,15% e vai de encontro a politica economica do governo conforme outros programas em fase.
    Lucidez e sucesso – José Carlos Calandrelli

  8. José Milton Bergamini

    Gostaria muito que levassem em conta nossa idade avançada para acelerar esse processo e que seja liberado em poucas parcelas porque convenhamos, liberar em 36 meses esses pagamentos é desumano.

  9. Ana Claudia de Góes Lopes

    Quem morreu em 2018, os herdeiros teriam direito ao Superavit do PBS-A? E como receber?

  10. Marcos Aurélio Oliveira Montes

    Sobre o valor do pecúlio incide IR, né? Seria bom que saísse logo, antes que o atual governo pudesse aumentar a alíquota.

  11. Previsão liberação do pecúlio era para o final de outubro.
    O que está impactando para a liberação.

    1. Prezado Adalberto,
      Realmente a previsão calculada pela Sistel era para final de outubro, porém, ao contrário do Superávit, cuja aprovação depende apenas da Previc, o pecúlio, por ter ainda assistidos da Telebras, que é uma estatal, depende também da Aprovação da SEST (secretaria de coordenação das estatais) do ministério da Economia. Apesar de todos os apelos e reuniões que tivemos com eles, a coisa é burocrática e espero que saia no final de dezembro ou começo de janeiro.
      Abraços – Italo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *