Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Proporcionalidade das Eleições dos Assistidos da Sistel

PROPORCIONALIDADE DAS ELEIÇÕES DOS ASSISTIDOS DA SISTEL

Nós, Fenastel e Fenapas não consideramos a ausência de representantes da APAS -RJ nos conselhos da Sistel como “prejuízo futuro a todos os sistelados de todas regiões do Brasil”, conforme  publicado no blog Aposentelecom, em 29 de março de 2024. Consideramos que, doravante, os assistidos e participantes dos Planos Administrados pela Sistel continuam muito bem representados no conselho. Todos possuem conhecimento suficiente conforme é estipulado pela LC 109 artigo 35, § 3°, alínea I. Além de conhecimento, os conselheiros representantes dos assistidos têm o dever de zelar por todos os Planos previdenciários.

Não se pode confundir representatividade populacional de uma unidade Federativa com capacidade de postura de um representante frente a um conselho de Fundação.

Na oportunidade, as Federações acima citadas parabenizam a vitória do CPqD, apoiada pela APÓS (Assoc. Aposentados do CPqD) e SINTPq (Sindicato Trabalhadores em P&D-SP).

Por fim, achamos incorreto comparar população de Planos Previdenciários com média de idade tão diferentes. No caso do PBS-A é um Plano fechado, com uma média de idade de 77 anos, enquanto que, os Planos do CPqD, é representado pela “força jovem e atuante”, com média de idade em torno de 62 anos. Essa diferença de idade propicia ao grupo mais jovem o convívio com a tecnologia e a facilidade para votar. Além, claro, da motivação para o ato de votar para um plano ainda aberto que além de tudo é a única exceção dentre os planos da SISTEL. No nosso entender esta disparidade só pode ser resolvida de duas maneiras: a) Fechamento do plano INOVAPREV não se admitindo novas adesões; b) A transferência do mesmo para outra entidade que se proponha a administrar o plano.

E, para concluir, os planos do CPqD são tão jovens que existem 1.513 pessoas como participantes, só no INOVAPREV são 1.225 pessoas. O que facilita sobremaneira uma resposta diferenciada nas eleições da Sistel.

                    Fenastel – Italo Jose Portinari Greggio                   Fenapas – Ezequias Ferreir, publicado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *