Última atualização em 20/12/2015 por admin
Como todos já sabem, o superávit de 2009, 2011 e 2012, perto de 3,04 bilhões de Reais, foi transferido para o fundo garantidor do PAMA, em obediência a sentença judicial proferida contra a SISTEL e de autoria da FENAPAS.
O que devemos perguntar é o seguinte: O que aconteceria com o PAMA se isto não fosse feito?
A resposta é simples: Hoje o aumento, que foi de 2,41%, seria de 130%!!! Não se reveria a posição das viúvas e nem haveria mais a possibilidade de isenção de coparticipação de operação de catarata. No próximo ano a situação seria a mesma e o aumento novamente de 130% !!!
Quais as consequências destes aumentos absurdos?
A resposta é simples: O PAMA-PCE se tornaria inviável e a inadimplência atingiria quase todos os usuários do plano, ou seja o PAMA e o PCE acabariam!!!
A quem NÃO interessa o fechamento do PAMA?
Resposta: Com certeza aos assistidos.
Nós da ASTEL-São Paulo temos uma posição clara em defesa do PAMA e do seu PCE e apoiamos a transferência do superávit para salvar o plano.
Agora outra questão se apresenta:
A FENAPAS entrou com uma ação pedindo a anulação da transferência do superávit; em virtude disto, a ASTEL – ESP propôs aos representantes da FENAPAS, que também são conselheiros da SISTEL, que se retire a ação por dois motivos:
a-) Para não acabar com o PAMA e seu PCE;
b-) Para que se iniciem reuniões com representantes das patrocinadoras e diretoria executiva da SISTEL com o objetivo de se aprimorar e implementar uma série de medidas para melhoria do PAMA e seu PCE, tais como:
1-) Diminuição gradativa do percentual de custos compartilhados e coparticipação;
2-) Melhoria na abrangência e na rede credenciada;
3-) Criação outros planos mais acessíveis;
4-) Anistia dos eliminados por inadimplência.
Estamos no aguardo da decisão dos conselheiros representantes da FENAPAS e de sua diretoria, pois está em suas mãos a continuidade ou extinção do PAMA e PCE.
ASTEL- ESP