Última atualização em 30/10/2017 por admin
Resumo dos Assuntos tratados na Reunião do Conselho Deliberativo da SISTEL de 26/10/2017.
- A Reunião se iniciou com a exposição dos trabalhos de Auditoria. É um acompanhamento dos itens constantes no Plano de Auditoria Interna.
- Já na parte deliberativa foi aprovada a Ata da REDEL realizada no mês de agosto.
- O item posterior tratou das premissas orçamentárias. O orçamento administrativo de 2018 levou em conta as premissas financeiras com base em dados projetados para o INPC, taxa de câmbio, negociações contratuais, redução de pessoal próprio e fluxo de caixa, entre outros. Aprovado.
- Em seguida, tratou-se da Política de Investimentos para 2018. Destaque-se que é obrigação legal que a Política de Investimentos seja revista anualmente. São estabelecidas diretrizes de alocação para o cumprimento dos compromissos financeiros, avaliação de oportunidades, investimentos, desinvestimentos, sempre levando em conta o cenário econômico. Aprovado.
- O item seguinte tratou das premissas para estudos atuariais do PAMA/PCE. A Diretora Adriana fez a apresentação das premissas financeiras e a RODARTE, Consultoria de Atuária, apresentou as premissas atuariais, focando em três itens: tábua biométrica, taxa de crescimento dos custos assistenciais e fator de envelhecimento, ficando proposto e aprovado a adoção da tábua AT-83, a inflação médica de 3,57% e o fator de envelhecimento de 2%. Se aplicados estes fatores teríamos um reajuste no PCE de 5,57% mais o INPC. Nos cálculos atuariais para determinar a reserva matemática foi considerado um reajuste no mesmo patamar do INPC.
- Na parte dos assuntos de natureza informativa foram abordados diversos itens, tais como:
– Novo modelo de gestão jurídica: trata-se de projeto piloto de gestão dos escritórios contratados para ações judiciais da área médica.
– Designados e beneficiários do pecúlio: A SISTEL fará uma campanha de esclarecimentos junto aos assistidos.
A próxima REDEL será realizada em 14 de dezembro de 2017.
Brasília 26 de Outubro de 2017.
Conselheiros Eleitos: Burlamaqui, Cleomar, Ezequias
e