Última atualização em 05/09/2016 por admin
A Polícia Federal deflagra na manhã desta segunda-feira (5) uma operação contra fraudes em fundos de pensão. São cumpridos 127 mandados judiciais em oito estados e no Distrito Federal. Em Porto Alegre são cumpridos dois mandados de busca e apreensão de um de condução coercitiva como parte da operação denominada Greenfield.
A investigação contou com o auxílio técnico do Ministério Público Federal, da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) contra a gestão fraudulenta e temerária, conforme a polícia, na administração de quatro dos maiores fundos de pensão do país: Funcef, Petros, Pevi e Postalis.
Os mandados são cumpridos também nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia,Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Amazonas, além do Distrito Federal. Foi determinado ainda o sequestro de bens e o bloqueio de contas bancárias de 103 pessoas físicas e jurídicas somando um valor de aproximadamente R$ 8 bilhões.
De acordo com a investigação, a ação é baseada em 10 casos de déficits bilionários de fundos de pensão, sendo que na maioria dos casos teriam sido realizados investimentos suspeitos por meio dos Fundos de Investimento em Participações (FIPs).