Última atualização em 09/05/2014 por admin
Cada vez mais representativo do universo que quer retratar, no primeiro trimestre de 2014 o Índice Geral do Mercado Imobiliário – Comercial (IGMI-C) foi calculado com base numa pesquisa que considerou 599 imóveis, contra 351 em igual período do ano passado. Criado sob a inspiração da Abrapp e suas associadas, o IGMI-C mobiliza hoje os maiores players do mercado, sendo operado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.
Cada vez mais o IGMI-C vem sendo utilizado por gestores de carteiras, consultorias e investidores, estimando o Conselho Consultivo do índice que a amostra pesquisada já compreende perto de 20% do volume financeiro desse segmento do mercado de imóveis comerciais de alto padrão.
Quanto aos resultados, neste primeiro trimestre as taxas de retorno da renda, capital e total foram de, respectivamente, 2,46%, 1,18% e 3,64%, sobre o período entre outubro a dezembro últimos.
Com isso, verifica-se que a taxa de retorno total recuou pelo quinto trimestre consecutivo, mais uma vez em função da queda na taxa de retorno do capital, ao mesmo tempo em que o retorno sob a forma de renda apresentou-se estável.
Os resultados anualizados mostram queda. No primeiro trimestre de 2014, as taxas de retorno da renda, capital e total no acumulado em 12 meses foram de, respectivamente, 9,79%, 6,79% e 17,07%. Isto querendo dizer que a desaceleração da atividade econômica observada ao longo dos últimos trimestres vem tendo um efeito significativo sobre a rentabilidade proporcionada pelos imóveis comerciais, algo refletido especialmente na redução do nível de subida dos preços.